Dia da maioridade

10 jan

Há um tempão atrás, em 2003, eu passei um tempinho no Japão. Depois vou escrever mais sobre as cidades que visitei, as peculiaridades da viagem… agora eu queria falar que um feriado que aconteceu enquanto eu estava lá e cai, tadan, hoje!

(já aviso que todas as minhas fotos do Japão são meio estranhas… meu eu de 15 anos não tinha muito dotes fotograficos e essa primeira leva de cameras digitais não colaboravam. triste!)

Na segunda segunda-feira de janeiro os japoneses comemoram o Seijin no hi, que é o Dia da Maioridade. As pessoas que fazem 20 anos comemoram sua entrada na vida adulta… já pode votar, beber, fumar, aquela coisa toda. Nesse dia são celebrações pelas cidades, festas, discursos, e as garotas desfilam pelas ruas com furisode, que são quimonos de inverno com mangas compridas, muuuuito bonitos, bem elaborados.

Esses quimonos podem chegar a custar 10.000 dolares. Se for só pra alugar pelo dia, 1.000 dolares. Oi? No alugel vem incluso a ajuda pra colocar a roupa que, acreditem, é necessária. São muitas camadas muitas faixas, muitos apertos. Digo isso por experiência, a família que me hospedava insistiu em me vestir com um pra tirar fotos.

(quinze anos gente, dá um desconto!)

Mas a parte maaais legal é que nessa época estavam acontecendo vários festivais de pipa. Eu não tenho certeza se eles eram relacionados. Lembro de me dizerem que a parte dos meninos no festival, mas não achei referência disso em nenhum lugar. E era bem difícil de entender algumas coisas, eles não falavam ingles muito bem. Se algum expert em Japão souber me dizer qual festival de pipar acontece no começo de janeiro, fico grata!

A coisa é que estavam passando várias filmagens nos noticiários sobre o pessoal soltando vários papagaios (há) e nos levaram (os intercambistas) aprender a montar e soltar. Parece programa de índio, mas foi muito legal, nunca tinha feito uma pipa dessas profissas, muito menos conseguido fazer elas voarem.

Então esse foi o mágico Dia da Maioridade para mim, quando soltei minha primeira pipa em frente ao castelo de Himeji. Que coisa, né?

6 Respostas to “Dia da maioridade”

  1. Mariana 10/01/2011 às 16:43 #

    Eu nunca soltei pipa!

  2. Yvonete 10/01/2011 às 17:33 #

    Adorei rever as fotos. bjos

  3. Vítor Villarinho 10/01/2011 às 20:05 #

    Adorei. Tudo de bom pra vocês e sucesso no site!

  4. Mariana 12/01/2011 às 0:23 #

    Oi Fe!

    Adorei esse post, um dia quero ver todas as suas fotos!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Dia da maioridade « Finestrino -- Topsy.com - 10/01/2011

    […] This post was mentioned on Twitter by Anna Martinelli. Anna Martinelli said: RT @blogfinestrino: Sabia que hoje é dia da maioridade lá no Japão? A Fe participou da comemoração, dá uma olhada: http://wp.me/pTu07-Ly … […]

Deixe um comentário

