Como não passar (tanto) frio na Europa

12 dez

Enquanto aqui está verão – em Curitiba talvez não, nunca se sabe – lá na Europa está frio, muuuuito frio.

Algumas pessoas que estão indo pela primeira vez pra lá vieram me perguntar o que levar e se era muito frio mesmo. É frio gente. Mesmo. E não sei se viram as últimas notícias, mas este ano está tenebroso por lá.

Nos jornais desta semana só deu a galera esquiando na escadaria de Sacre Couer.

Então, por essas e outras, vamos te contar o que você TEM que levar pra não congelar por lá:

1. cachecol quentinho e protetor de ouvido

– acredite, o protetor de ouvido faz bastante diferença –

2. luva

– as de lã esquentam mais do que as de couro, mas em momento de desespero, use as duas, fica meio apertado mas protege mais –

3. casaco quentinho

– casacos forrados são essenciais. Os casacões de lã são ótimos, bem como esses gordinhos de naylon, que protegem não só do frio, mas também resistem melhor se pegar chuva ou neve –

4. botas

– como sou ousada, já cheguei a usar sapatilha no invernão europeu, mas para os novatos não recomento at all! Até mesmo os all stars podem ser traiçoeiros, já que não protegem nada. Botas de couro e forradas são mais amigas, e como você vai estar fazendo turismo, não seja jacu, não me ponha bota de saltão tá? –

5. meião

– obviamente não tenho uma foto disso, mas recomendo veementemente, principalmente se escolher usar all star –

Tem gente que adora usar ciroulas. Eu não, por motivo simples: dentro dos lugares é quentíssimo, então você tem que escolher roupas e blusas que possa tirar ao entrar em algum restaurante ou museu. Se você sai de pijama por baixo… gafe na certa! Para nós que não estamos acostumados com isso, é meio chato escolher que roupa colocar antes de sair do hotel, porque você não quer passar frio mas também não quer passar vergonha com seu pijama de ursinho.

Quando for fazer a mala, já pense nessas combinações para facilitar depois. Escolha levar uma blusa de manga comprida mais fina e que possa usar sem ser por baixo (tipo aquelas feias que todo mundo tem só pra esquentar), e daí jogue uma blusa quentinha e um casacão. Dessa forma quando chegar nos lugares você pode ficar bonito e sem suar litros por estar de pijama por baixo.

É por isso mesmo que raramente uso meia calça ou meia de lã por baixo da calça jeans… você cozinha quando não está nas ruas… e provar  roupa então? Suando bicas?

E fique tranquilo, eu sou hiper friorenta e sobrevivo sem 56 ciroulas. Mas é sério que é bem frio e que você tem que se proteger com um casacão.

3 Respostas to “Como não passar (tanto) frio na Europa”

  1. Bruno 13/12/2010 às 0:10 #

    Eu compro minha criança perdida na Europa ou você sugere levar a minha própria do Brasil?

  2. Carolina Garofani 31/01/2011 às 16:42 #

    Eu saio de meia calça de lã por baixo. Não tem como. Mas pra ficar o dia todo na escola, já que eu tenho que trocar de roupa mesmo, eu tiro a meia, pq senão eu suo litros na cozinha.

    Os casacos gordinhos de nylon normalmente por dentro são feitos de fibra de nylon – mas os melhores MESMO são os que são forrados de penas de ganso. Chama “piumino”, e são sem dúvida os mais quentes.

    Edredons de piumino são tudo na vida também!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Roteiros: 04 – Espanha « Finestrino - 31/12/2010

    […] como comentei neste post aqui. Só espero não cair tanto e quebrar uma perna! […]

Deixe um comentário

