1001 praças

8 dez

Uma vez comentei aqui no blog que se tem uma coisa na Itália, essa coisa é igreja. E sabe o que tem tanto quanto igreja e não é de farinha e tomate? Praças.

1. a maioria das igrejas e dos palácios ficam em praças de mesmo nome;

2. as milhões de fontes famosas ficam em praças;

3. tem um monte de pracinha mesmo.

Hoje vou contar pra vocês das mil e uma praças de Roma, que vai… são as mais bonitas.

Piazza del Popolo

É uma das mais famosas da cidade eterna. Como eu falei ali, é claro que tem uma igreja na praça, a Santa Maria del Popolo e por mais estranho que pareça, ela nem é tão imponente assim, pra mim, a praça aparece muito mais do que a igreja em si.

Foi nela que Nero morreu e foi sepultado – alô livros de História – e depois de ter sido modificada por diversos papas e governantes, no final acabou sendo repaginada por Bernini e tem aspecto barroco.

A praça é uma das mais movimentadas, não apenas por turistas, mas pelos próprios romanos. Há muito comércio ali em volta e pela rua que segue a partir da praça. É transeunte pra tudo que é lado, tanto que nem me lembro se passavam carros nessa rua, pois eu mesma andava na rua e não na calçada… e não morri atropelada – o que me faz crer que não passavam carros mesmo, pois como já comentei aqui, os romanos dirigem feito malucos e por isso andar na rua é correr risco de vida mesmo -, como podem ver.

Essa praça/rua me lembrou uma coisa: quando estava por lá, o frio era gigante e eu estava usando esses aquecedores de orelhas, sabe? Super quentinho e protetor. Aí passa uma romana por mim e pergunta “Onde você comprou isso?!”. Minha resposta: “Acredite ou não, comprei no Brasil”. Ela: “Ahhh eu achei lindo!”.

Foi isso. Essa é a estória da praça.

Piazza Venezia

O mais impactante desta praça é o seu monumento. Ela fica logo ali no Capitólio e é meio que o centro do tráfego romano. É realmente um “casino” – bagunça -, como dizem os italianos, uma confusão sem fim, graças a Deus nunca precisei dirigir em Roma.

O monumento é o Vittorio, em homenagem à Vitor Emanuel II e dá para subir e entrar no mesmo, que abriga um museu militar bem bacana. Não paga para entrar e é maior do que você imagina. Lá no topo tem até um mini café-bistrô.

Como ficamos hospedados perto dessa praça e como ela é central, passei por lá todos os dias da viagem. Pudemos vê-la de manhã, de tarde e de noite e inclusive passamos o Ano Novo ali, assistindo o show da Giorgia.

Me diga onde no-mundo, você passa o Ano Novo assistindo show de graça de uma das maiores cantoras do país, com um monumento desses do lado e o Coliseu no fundo. Me digam!

*momento único*

Piazza Navona

Minha queridinha. ♥

Essa praça foi a mais linda pra mim, não sei porquê. Quando fomos estava a maior muvuca pois tinha feirinha – feira do Largo da Ordem feelings – e um milhão de romanos comprando bugigangas e turistas curiosos.

E o mais triste é saber que antigamente ali tinham brigas de animais. Mas olha que legal, essa praça existe desde 81 AC. AC!!! Acho tão mágicas essas datas. É tão… velho. Imagine. 81 antes de Cristo.

Na praça estão o Palazzo Madama e o Palazzo Massimo alle Colonne e uma das fontes mais famosas, a Fontana dei Fiume, de Bernini. Não sabe qual é? Eu te conto qual é. Sabe Anjos e Demônios? Sabe a fonte que alguém – não lembro quem era – é jogado todo amarrado pra morrer afogado? É a própria.

[agradecimento especial ao eterno sócio e companheiro de andanças Xóia do oviajão!]

Navona ainda conta com outras duas grandes fontes, a de Netuno e a del Moro; a igreja barroca Sant´Agnese in Agone e o Palazzo Pamphili, sede da Embaixada Brasileira. Boa escolha, Brasil!

Campo de´Fiori

Eu li em vários guias sobre essa praça e me falaram sobre ela e que eu tinha que ir e isso e aquilo. Cheguei lá e zzzzzzzzz.

Me falaram que tinha uma feirinha super legal lá que era imperdível…. zzzzzzzzzzzzzzzzz.

Mentiram pra mim. Fomos secos lá pra ver, chegamos, demos meia volta e fomos embora. Assim… mini praçinha com uns restaurantinhos poucos em volta, uma banca de fruta e foi isso. Foi meu passeio decepção em Roma. O único aliás.

Piazza del Campidoglio – Praça do Capitólio

Você já estudou/ouviu falar muuuito nessa aqui, certo? Eu lembro bem da parte que Brutus e outros se esconderam depois de matar César – e não é pelas aulas de História que eu achava um saco, é porque esses tempos eu assisti aquele seriado Roma, da HBO e só assim consegui entender essa parte. Hehe.

Pra falar bem a verdade, a praça em si só foi terminada no século XVII por Michelangelo. É ali que fica a sede do oficial do prefeito da cidade e a igreja de Santa Maria in Aracoeli.

Lembrem que o local é hiper famos e histórico e ele VAI estar cheio de gente.

Piazza Farnese

A Farnese é pertinho da Campo de´Fiori, mas é muito mais legal e famosa. No começo do post eu falei que as praças tinham nomes de igrejas e/ou palácios, exemplo clássico aqui: Palazzo Farnese nomeia a praça.

A construção do Palácio data de 1517 – mais jovenzinho esse – e teve finalização de Michelângelo também.

É bonito o Palácio, mas Navona continua em primeiro lugar.

Piazza della Rotonda

Panteão. Tá bom esse ponto turístico? A praça do Pante é badaladíssima!! A galera jovem fica toda lá, no melhor estilo “Dolce far niente”. Tem um Mc Donald´s ali perto, e todo bom italiano jovem come hamburguer e não pizza. Eles ficam ali, sentados em todos os lugares possíveis e imaginários, sujando tudo e dificultando o passeio de nós, pobres turistas. (tentei tirar uma foto sem que aparecessem as 739540254 pessoas, mas ainda assim dá pra ver umas cabeças por ali.)

É meio chato sim, porque é muita gente e muita sujeira. É difícil entrar no Panteão – feio escrever em portguês né? – mas vale a pena. O lugar é incrível.

Todo lugar cheio de gente tem que tomar cuidado com a bolsa. Não é só no Brasil que tem trombadinha hein? Acontece por lá também.

Piazza di Spagna

A praça tem esse nome pois a Embaixada da Espanha fica ali. É super famosa e ponto de encontro dos italianos também. Ela sempre aparece em vários filmes, inclusive no “Comer, Rezar, Amar”, e é palco de desfiles dos grandes ateliês italianos, mas eu não senti todo esse amor pela praça em questão.

Achei tão escura e suja… não sei… não senti vontade de ficar muito tempo lá.

É nela que está a Fontana della Barcaccia, famosérrima também. Não sei se eu curto essa fonte aí… parece um peixão, não sei… se bem que no todo fica bacana, né?

Piazza di Trevi

Comento ou não? Gafe não ir e jogar a moedinha de costas pra fonte.

É difícil, eu sei. É lotadérrimo, eu sei. Mas vale a pena.

 

E a fonte é linda linda lindaaaaaaaa. Ponha a paciência na bolsa e leva pra esse passeio. Mas fica susse, o pessoal deixa você tirar foto e te ajuda a pegar o melhor ângulo!

*turistas queridos*

 

Posso ficar falando sobre as praças até amanhã aqui, porque são muitas! Mas essas são as mais famosas/conhecidas/importantes, e acho que já deu pra te ajudar a selecionar quais colocar no roteiro.

No mais, Roma conta ainda com:

– Piazza Bocca della Veritá

– Piazza San Pietro

– Piazza della Minerva

– Piazza del Quirinale

– Piazza della Repubblica

– Piazza Colonna

– Piazza Augusto Imperatore

– Piazza Bologna

– Piazza Borghese

– Piazza della Chiesa Nuova

– Piazza Giuseppe Mazzini

– Piazza Mignanelli

– Piazza dei Quiriti

 

 

Anúncios

3 Respostas to “1001 praças”

  1. Mary 08/12/2010 às 9:09 #

    Eu joguei minha moedinha na fontana di Trevi mas nunca mais voltei à Itália… quero meu euro de volta! 😀

    Linda postagem.

  2. Xoia 08/12/2010 às 9:58 #

    Muito bom o comentário da Mary! aHUAhuaHUAhu Agora fiquei com medo de jogar uma moedinha na Trevi. #ficaadúvida ehheh

    Beijos sócia!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Resultado da promo!! « Finestrino - 23/12/2010

    […] Roma, […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s