Coliseu

30 nov

Só porque eu estou lendo “Comer, Rezar, Amar” e estou na parte da Itália ainda, vou falar sobre o Coliseu, este espetáculo imperdível.

falei um pouquinho sobre a cidade aqui, mas tem tanta coisa legal pra falar da capital, que um post único ficaria gigantesco! Por isso estou contando em partes.

O Coliseu tem um nome sugestivo em italiano: Colosseo. Tipo colossal, enormesco, absurdesco. Acho que faz juz ao nome, porque é muito grande mesmo.

Estar ali é uma sensação única, de ficar imaginando tudo o que acontecia ali, todas as pessoas que passaram por ali, tanto na arquibancada quanto na arena lutando. Devia ser muito tenso assistir isso, não sei se aguentaria.

O legal é que como ele está meio destruído por causa do tempo, o chão da arena quase não existe e você consegue ver as câmaras lá debaixo, onde ficavam as feras e os gladiadores. Na real acho que até rolava um labirinto do terror ali, apesar das pessoas não conseguirem ver porque era debaixo da terra.

Essa cultura que eles tinham é algo muito além do que podemos imaginar né? Enquanto programamos um cinema para assistir o novo filme do Harry Potter, eles marcavam uma sessão de muita matança, sangue e morte na arena. Já pensou que cabiam 50 mil pessoas lá dentro? E sabe o que mais, parece um estádio de futebol. As várias entradas, as escadas para arquibancadas, os corredores no meio… juro que parece, só que tudo feito de pedra e com degraus bem mais altos e difíceis.

Algumas áreas são restritas por não serem mais tão seguras. Mas isso não estraga a visita não!

Inclusive, lá dentro tem o queee? Lojinha! Haha. Quem não ama? Então, tem coisas bem legais e inclusive foi lá que comprei meu caderninho para fazer aqueles scrapbooks que faço sempre, lembra? O meu preferido de todos é esse, cujo caderninho comprei na loja do Coliseu.

Agora o mais importante, valores. Quando fui, estudava na Itália e tinha carteirinha feliz de estudante. Não paguei para entrar, mas meus pais pagaram 11 euros cada um. Não é tão caro assim. Vale muito a pena.

E a visão mais bonita do Coliseu foi a noturna. Iluminado fica ainda mais imponente e grandioso. Ainda mais com fogos de artifício de Ano Novo no fundo. Nunca vou esquecer da vista!

coliseu a noite

 

Fe

Aproveitei para invadir o post da Anna e colocar umas dicas!

O Coliseu fica bem no centro de Roma, bem facinho de chegar. Tem até uma para do metro batizada com o nome dele, então é tranquilo. Agora, a parte chata… como tudo legal na Italia, ele vem acompanhado de filas imensas, principalmente na alta temporada. Mas, alegria, existem alguns truques para que você não perca o seu precioso tempo de viagem.

Uma atualização dos preços… o ingresso para as três atrações do local (o Coliseu, o Forum Romano e o Palatine Hill) está em 13 euros e o com guia de audio 17 euros. Os ingressos tem validade por dois dias e cidadões da união europeia tem descontos.

Para começar vale aquele conselho amigo de sempre: podendo, compre seus tickets online. Aqui você encontra os ingressos online. Você pode imprimir em casa ou retirar no local, na fila que diz “With reservations”. Outra possibilidade é pagar um pouquinho mais e comprar um ingresso com guia de audio, boatos que a fila é bem, bem menor.

Uma terceira opção, a que eu usei, é começar o passeio pelo caminho inverso. Na outra extremidade do parque existe uma entrada para o Palatine Hill… lá é mais escondido, não é tão evidenciado nos mapas (leia-se me perdi um pouco pra achar), então é bem mais vazio. Ai você compra seu combo e pampam, corta fila lá na frente no Coliseu.

Se você gostar de arquiologia, é um prato cheio visitar as três atrações. É um passeio cansativo, o lugar é enorme. É muito quente no verão e não tem muita sombras (oi pompeia!), mas tem fontes em vários pontos, dá pra se reabastecer de água. Nessa parte, em especial, o guia de audio pode vir a calhar… meio dificil saber o que são as ruínas do Forum sem ajuda.

Seguindo o caminho principal, que é a chamada Via Sacra, você chega no Coliseu, lá na outra ponta. Olha como ele é legal por dentro:

Anúncios

6 Respostas to “Coliseu”

  1. Tiago Scheuer 30/11/2010 às 9:59 #

    Ótimas dicas! To indo pra lá com a family agora em dezembro e vou IMPRIMIR o post pra levar junto hehehe Já até imagino o tamanho das filas no fim de dezembro.

    • Fe 30/11/2010 às 11:55 #

      Ai, que inveja de você! Aproveite muito Roma, é tudo lindo, delícia e barulhento… hahaha

  2. caju 30/11/2010 às 14:23 #

    faltou dizer que se você disser que é do paraná ou santa catarina, você também paga meia o/
    prova com o passaporte.

    • Fe 30/11/2010 às 17:06 #

      como assim, menino? serião?

  3. Anna 30/11/2010 às 17:17 #

    SIIIIIIIIIM! Verdade Caju.
    Muito serião isso.

    Só mostrar passaporte que tchum. Eles tem um esquema com estes dois estados!!!!

  4. xoia 01/12/2010 às 14:52 #

    Cara, fiquei de CARA! É verdade isso? Vou tentar, hein? Se eu pagar um MICO, vou denunciá-los ao PROCON ;P

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s