Comparando: trânsito

4 nov

Como boa motorista resolvi fazer este post principalmente para aqueles que como eu, odeiam pegar trânsito. E também para te contar que aqui em Curitiba pelo menos, o trânsito ainda não é tão caótico, desorganizado e as pessoas más educadas, acredite ou não.

Começando aqui pertinho, nossos hermanos argentinos. Sabe tenso? Tenso. Graças a Deus eu nunca precisei dirigir em Buenos, acho que eu ia chorar. Andei de táxi por lá e achei que fosse morrer. Eles são mucho locos e dirigem sem a mínima noção de espaço e respeito. Na rua que tem 3 pistas andam 5 carros, um cruzando o outro, sem sinal, sem precaução e em velocidade. Não sei como que eles conseguem não bater.

Na realidade, a maioria dos carros de lá são riscados e meio batidos, mas eu pelo menos nunca vi uma batida, algo que não seria inesperado.

Subindo o nível de perigo e falta de noção, vamos até Roma. Quando cheguei lá já sabia da fama do trânsito péssimo, e quando conheci um italiano que me contou que existe uma “brincadeira” do tipo “vai e tanta sobreviver para atravessar a rua”, ficou bem claro pra mim que a fama faz jus realmente.

Diferente do norte da Itália, no sul o pessoal não tá nem ligando para os pedestres, essa palavra nem tem no dialeto deles eu acho. Para atravessar a rua não basta o sinal estar fechado, você tem que ter o que chamamos de sorte. E bom, coragem também é uma pedida.

Eles dirigem meio loucamente, mas no quesito rua, os argentinos são mais maluquinhos.

Continuando na escada do pior trânsito, vem Napoli. Mesmo drama de Roma, pedestre não tem vez e as motos são incontáveis. Ter uma vespa na Itália é tipo lindo, se você estiver nela, porque se for um mero transeunte, tenha o seguro de vida em dia, ainda mais que já comentei aqui que tem lixo por toda a parte e caos geral.

Uma curiosidade já que estamos falando de Itália é que eles não-sabem-estacionar. Achei que era o pessoal do norte ou uma implicância pessoal minha, ou uma “sorte” de ver peculiaridades balísisticas, mas não… eles não sabem. Acho que não ensinam nas aulas de auto escola, não é possível!

Se você é do tipo de sobe na calçada na hora de estacionar, eu tenho a solução: vá para a Itália. Você vai se encaixar com a galera. Eu devia ter tirado foto de tudo o que eu vi, de tão inacreditáveis. E a melhor parte é que eles não estavam nem aí, tipo comum, normal, básico.

Mas se você acha que o nível da competição está, digamos, barbeiro, é porque não conhece o México. Sempre pensei que Napoli fosse o pior, até conhecer Cidade do México e Guadalajara.

Todo mundo sabe que as cidades lá são bem grandes e populosas néam, mas eu não achava que era tanto, principalmente Cidade do México. Lá eles respeitam os pedestres até, mas além de sempre ter engarrafamento, as conversões das ruas não fazem o menor sentido. Pra mim que cada virada era uma barbeiragem, até ver as placas que indicavam os motoristas.

As ruas mudam de sentido do nada, pra virar à direita ou à esquerda você tem que atravessar 3 ruas – seria como virar no sentido oposto de uma rua com biarticulado no meio e sem sinaleiro para ajudar, algo assim – e ir pedindo a vez, sem contar que passar com o sinal vermelho é a mesma coisa que passar com o sinal verde.

Outra coisa que confunde/atrapalha é a quantidade de viadutos e vias rápidas na Cidade do México. É meio tipo São Paulo, perdeu uma entrada? Boa sorte para achar outra e dar uma volta de 40 minutos.

Ah, e não posso deixar de comentar que dependendo do lugar que for visitar, vai ter que enfrentar um congestionamento de pessoas, coisa tão tensa quanto.

Anúncios

Uma resposta to “Comparando: trânsito”

  1. Miguel 04/11/2010 às 11:48 #

    Cara, verdade do estacionar, sobem na calçada sempre, vão de frente e dão duzentas rés.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s