Romeu & Julieta

2 nov

A pedidos vou falar de uma das cidades mais gracinhas e legais da Itália: Verona. Nhooooooom é muito Romeu&Julieta né?

Na realidade eu nem esperava muito dessa cidade, achei que era só mais uma no roteiro e que um dia estaria de bom tamanho para conhecer a famosa cidadezinha. Pois é, me enganei. A cidade é linda, linda, linda e tem bastante coisa pra ver lá sim. Um dia não basta mexmu. Bom, até dá pra ver um um dia, se você for rapidão e tal.

A estação de trem é um pouco longe do centrinho histórico, mas não se desespere, é algo em torno de 10 minutos andando tá? Mas é que se tratando de Europa e Itália, isso já é meio longe, hehe. No caminho que fizemos, tem meio que uma entrada pra cidade:

Já chegando no centro, tem uma arena – no caso a 3a maior do país – que recebe algumas óperas e shows. Ela não é tão mágica quanto a de Roma, claro, mas é super bonita também. A entrada custa uns 5 euros, ou menos, não lembro de paguei meia ou inteira. De lá dá pra ter uma vista bem legal da praça do lado de fora, mas se prepare para subir os degraus!

Como é a cidade de Romeo e Giulietta (em italiano) você pode visitar o túmulo desta mocinha apaixonada (meio er, sinceramente não perca seu tempo, é meio afastado dos pontos principais e não tem nada de mais. Fica na Via del Pontiere, 35) e a casa dela, essa sim você tem que ir.

A casa fica na Via Cappello, 23 e você vai achar bem fácil porque vai ter um monte de turistas por ali. Fica bem cheia e é difícil tirar foto e subir na varandinha. E nas paredes tem várias declarações de amor e essas coisas… super romântico. Não paga para entrar aqui.

Como em Milão, Roma e Napoli, Verona também tem um castelo. É pré requisito ter castelo em cidade italiana, além das 527492 igrejas. Esse aqui é o Castelvecchio e fica no Corso de mesmo nome, vai ser fácil de achar sabe, é um castelo, é grande, beeeem grande e fica no caminho de retorno para a estação de trem, dá pra deixar pro final, quando estiver indo embora.

O castelo abriga um museu com esculturas medievais e romanas. Está aberto de terça a domingo das 8h30 às 19h30 e o ticket custa 6 euros inteiro e no primeiro domingo dos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio, outubro novembro e dezembro o preço é de 1 euro.

Aqui embaixo tem um mapinha do interior do castelo:

Acho engraçado que lá também tem um Teatro Romano, sim exato, romano. Em Verona. Mas enfim, é assim que é, e é beeeem bonito. Eu já achei bonito por fora, agora imagina por dentro como deve ser. Contei ali em cima que fiquei um dia só na cidade e por isso este foi um ponto turístico que não tive tempo de visitar, infelizmente.

O Teatro fica na Rigaste Redentore, 2 e é o edifício mais antigo da cidade, é só do século I a.C. Fica meio na beira do rio Adige, e tem um ponte quase em frente pra você atravessar. Tanto a arena quanto o teatro são usados para sediar teatros de Sheakespeare e o Verona Jazz Festival.

Ali pertinho do teatro, só que mais para a direita – de quem olha o teatro de frente – você encontra um jardim lindíssimo, que tem um labirinto, tipo esses de filme! Eu achei mágico, mesmo sendo meio pequeno e tendo paredes baixinhas pra ninguém se perder. Na realidade esse foi um achado no meio do passeio e acabamos ficando um tempão lá, brincando tipo criança mesmo. Ainda dá para subir em um mini mirante e ver a cidade do outro lado do rio e o jardim/labirinto de cima.

Como não podia faltar, tem pelo menos 4 igrejas pra você visitar: Duomo, na piazza Duomo; a Basilica di San Zeno, na piazza de mesmo nome; Basilica di Santa Anastasia – foto, também na piazza de mesmo nome e a última é a Chiesa di San Fermo Maggiore, na Stradone di San Fermo.

A igreja di San Fermo é meio moderninha – eu acho – com a fachada listrada. Acho bem interessantes essas igrejas com listras, é diferente.

E para terminar com a melhor dica ever, eu te conto que existe um Verona Card, que é vendido em qualquer monumento, museu ou ponto turístico e também nas tabacarias. Tem o card de um dia que custa 10 euros e te dá acesso à todos os pontos turísticos e também permite usar o sistema de transporte público. Se for ficar mais tempo por lá, compra o card de 15 euros, com as mesmas facilidades e duração de 3 dias.

Quer dica melhor que essa?

Anúncios

3 Respostas to “Romeu & Julieta”

  1. Fe 02/11/2010 às 20:36 #

    Um dos ultimos filmes da Amanda Seyfried, Cartas para Julieta, se passa em Verona e outros lugares lindos da Italia. Bem água com açucar, mas os cenários são muito bonitos.

  2. Daniela 03/11/2010 às 9:53 #

    Aii amei o post! Verona sempre é uma surpresa na Itália né? A gente não reserva tempo suficiente pois acha que não tem muita coisa pra ver e quando temos que ir embora dá um aperto no coração de deixar essa cidade tão linda!
    Post tá lindo! Parabéns!!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cit ID « Finestrino - 11/12/2010

    […] Verona […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s