Estudar em Milão

31 out

Esse mês contei pra vocês sobre como é procurar um apartamento em Milão, e hoje vou contar um pouco sobre as faculdades e escolas de lá.

Bom, eu estudei no Politecnico di Milano e fiz um intercâmbio com minha faculdade daqui, a UFPR. Na época estavam abrindo o convênio, e como quem foi atrás de todos os documentos e cartas e o diabo a quatro fui eu e mais dois amigos, nem precisamos passar por processo seletivo. Esse convênio tem vaga para 3 pessoas apenas, e apesar de dizerem que era só de 6 meses, quando chegamos na Itália descobrimos que a possibilidade era de 1 ano. Imagina o xunxo que deu e toda a burocracia que tivemos que passar para acertar isso, já que fomos com visto e contrato para 6 meses e depois o Polimi deu abertura de 1 ano e foi todo um stress com a faculdade daqui.

Acho que agora isso já está mais certinho e mais esclarecido, mas nós que fomos os primeiros passamos por alguns desentendimentos, burocracias e chatices. Se agora está tudo de acordo entre as duas faculdades, agradeçam a nós, próximos alunos intercambistas.

Mas tá, passado todo o drama, a faculdade é o máximo. O mais legal é que você ter liberdade pra fazer a matéria que quiser, no campus que quiser, do curso que quiser. Sou designer gráfico e gosto muito de moda, logo, escolhi matérias dos dois cursos.

Enquanto a Itália manda super bem em design de produto e moda, achei a parte de gráfico meio fraca. Assim… esperava mais dos trabalhos do pessoal, não que as aulas sejam ruins, só pra constar. Eles são bem exigentes lá na faculdade, e a maioria das aulas é integral, das 9h15 às 18h15, mas como muitas vezes tem só acompanhamento de projeto, você não precisa ficar lá o dia todo, vai só na hora de falar com o professor.

O que eu achei engraçado – e isso mais na parte de moda mesmo – é como eles são competitivos e um quer derrubar o outro. Juro, é impressionante. Nas matérias que fiz de moda, não fiz nenhum amigo, e eram todos bem cuzões assim e querendo ser sempre melhor que o outro… já nas matérias de gráfico e em workshops, a galera é bem mais normal e conversam com você e tal. No começo achei que eu que não me encaixei na turma, mas depois conversei com outras pessoas que acharam a mesma coisa. Ufa, eu não era a anormal!

Enfim, de modo geral, as aulas são bem legais e os projetos bem interessantes, principalmente porque eles tem parceria com diversas empresas e você acaba desenvolvendo coisas que são apresentadas para o pessoal da empresa mesmo, ou seja, megas oportunidades né?

Sobre os professores, é eles são meio fechados, bem “severos” em alguns momentos e não são como aqui, que ficam amigos do pessoal. São poucos os mais acessíveis, geralmente os mais novos. Ah, e cada matéria tem no mínimo 3 professores – estranhei isso -, cada matéria meio que se divide em temas e também tem vários assistentes, principalmente nas de projeto. De certa forma é confuso, você nunca sabe com quem falar para tirar dúvida ou perguntar algo. E não se engane, tem assistente que é muito mais brabo que o professor. Eu fazia uma matéria que tinha pavor total de uma assistente e no caso, de uma professora (vai ver porque ela era ex-estilista da Etro e era fodona e uma coisa meio “o diabo veste Prada”, sabe?).

O Polimi tem workshops uma vez por semestre, o que é muito legal. Ninguém é obrigado a fazer, e muita gente usa a semana como férias. Mas o bom é que serve já como créditos de aula e você conhece bastante gente. São vários e você pode escolher qual quer fazer, mas é uma semana intensa de projeto que você provavelmente vai rodar várias noites pra terminar tudo.

Não comentei ainda que a faculdade é tipo ultra moderna. A faculdade não, o campus de Arquitetura e Design, porque o de Direito que é no centro da cidade é um prédio bem antigo. A que estudei era bem novinha e era uma coisa meio Mondrian. A biblioteca era um sonho e tinha ainda uma biblioteca inteira SÓ de moda (pra você ver como eles valorizam isso lá). De certa forma o campus era um pouco frio, muito tecnológico, sei lá. Eles também tinham oficinas para o pessoal de produto e nossa, fui uma vez lá e tinha tipo TUDO de material e ferramentas… e claro que tinham salas de costura e estúdios de fotografia e vídeo. Igual aqui. Hahaha.

Mas não é só o Polimi que existe lá, pelo contrário, tem muito lugar legal para estudar. Ainda nesse quesito design-moda tem o Istituto Europeo di Design, vulgo IED e o Istituto Marangoni. As duas escolas são conhecidíssimas por lá, e são mais elitizadas.

O IED tem cursos de três anos, um ano, 6 meses e os de verão, de 1 mês. Eles tem sede em várias cidades: Roma, Torino, Venezia, Cagliari, Firenze, Madri, Barcelona e São Paulo. Em Milão tem mais de uma sede, os cursos se dividem para não ficar tudo apinhado. Para saber os valores é preciso entrar em contato com eles, mas já sabe né? Não é nenhuma bagatela.

Conheci um professor que dava aula em Roma, e ele me disse que pelo menos no sul da Itália, era a melhor escola da área. E também conheci o diretor do curso de design de produto de Milão, que fala português e ajuda a ministrar o IED de São Paulo. Ele é super querido e simpático, mostrou toda a escola e contou como funciona tudo por lá.

Já o Marangoni é ainda mais elitizado que o IED. Tipo… muito elitizado, inclusive. Os preços são beeeem salgados, um master em Milão (curso de 1 ano) custa apenas 23.500 euros. Oi? Então, é tenso. Acho que a escola é sim muito boa, mas ai… é muito caroooo! Lá a maioria dos estudantes são italianos mega ricos e japoneses também mega ricos.

Essa escola tem sedes em Milão, Paris e Londres, e todos os preços estão no site, já de cara pra você leva rum susto. Haha. E tá que em Milão a escola fica perto da onde? Do Quadrilátero da Moda, só o lugar mais chique da cidade.

Outra Universidade muito boa de lá é a Cattolica del Sacro Cuore. O campus fica logo ali do ladinho do Duomo, bem de fácil acesso e em um prédio histórico também. A Sacro Cuore tem sede em Roma, Piacenza e Cremona, Brescia e Campobasso.

Eles tem cursos de graduação, pós, cursos de língua, pesquisa, doutorados, cursos de verão… várias opções. Não é uma faculdade com renome em design como as outras, mas sim em Direito, Economia… área mais business mesmo.

Outra faculdade pra você dar uma olhada é a Bocconi. Eles também são mais da área de business e é dividia em 5 escolas:

Tem de curso de graduação até pós e doutorados. Eles ainda fazem algumas parcerias com o Polimi, e algumas matérias tem aulas ministradas na sede da Bocconi e vice-versa. Interessante isso, pois você acaba conhecendo mais gente. Infelizmente não peguei nenhuma matéria que tivesse isso, mas algumas amigas me disseram que foi bem legal.

A última escola que vou falar aqui é a de Bellas Artes di Brera. Como o nome já diz, é uma escola de arte que fica em Brera – um bairro super legal lá de Milão – em um prédio histórico super bonito também.

Os cursos são pagos, mas são valores mais simpáticos, tipo 800 euros, nada como os preços estratosféricos do Marangoni.

Todas as escolas tem programas para estudantes estrangeiros, é só ir atrás e ter paciência, porque a burocracia é um troço bem chato mesmo. O IED e o Marangoni tem preços diferentes para nós, extra comunitários, é sim, são preços mais altos, legal né? Enfim, sempre surgem programas de bolsa, o IED tem bastante, a pegadinha é que pra conseguir manter a bolsa durante todos os anos de estudo você tem que sempre tirar nota acima de 28 (sendo o máximo 30). Ééééé, meu filho, bora estudar!!

6 Respostas to “Estudar em Milão”

  1. angel 12/11/2010 às 14:25 #

    Escola de Moda Italiana – Cursos On-line de Design de Moda

    Uma experiência única de estudar no exterior, onde os jovens encontram a paixão pelo design de moda. Um programa intensivo de um mês, para estudantes que querem melhorar suas habilidades, ou simplesmente descobrir e estar em contato com o mundo da moda em Milão.
    Milan Fashion Campus

    http://www.fashioncampus.it/escola%20de%20moda%20portoghese/index.asp

  2. Caroline 14/11/2010 às 22:58 #

    Oi Você conhece essa escola Milan Fashion Campus ?
    Sera que é boa?

    • Anna 14/11/2010 às 23:03 #

      Oi Caroline.

      Nunca ouvi falar nessa escola não. Não conheço ninguém que tenha estudado nela também.
      Você está indo pra lá??

  3. alexsandra cavalcanti 12/12/2010 às 10:26 #

    Oi, tudo bem?! Recebo as atualizações dos eu site/blog e adoro!
    Olha, só veja se pode me ajudar…Em 2007 fiz o summer no Marangoni em Milão, sou da àrea de MKT,e fiz o Fashion MKT, ao retornar ao Brasil, comecei o Master em Fashion MKT no IED em SP…já cursei 1 ano, mas quero dar um up grade na minha carreira…:)Fui aceita no Master em Fashion Management Retail no IED que começa em 24/01/11. Agora só falta dá entrada no visto italiano estudantil…Vc conhece o bairro de Porto Romana? Me indicaram esse para morar, afinal vou ficar 1 ano…Adoro seus comments! E se puder me dar uma dica de alugar apt em Milão, agradeço MUITO, ah, vou morar sozinha..e se conhecer alguém tb que esteja por lá…beijos, sucesso! Alê Cavalcanti

  4. Lenise 01/03/2011 às 11:27 #

    Ola,
    Li a sua matéria, e lhe dou os parabéns pela clareza do texto e das informaçoes..
    Consegui realmente transmitir muito bem sua experiencia.
    Eu gostaria de te pedir uma opiniao.. Eu moro em Milao, tem um ano, me formei como designer de interiores no Rio de Janeiro e gostaria de aproveitar a oportunidade de fazer um Master na area.. Contundo, estou muito em duvida onde. Os dois cursos que mais me atraem sao do IED e do Politecnico de Milano.. Com base na sua experiencia o que me aconselharia? Qual dos dois vc julga mais proveitoso. As minhas perspectivas sao de continuar na Italia porque sou casada aqui.
    Mais uma vez parabens pelo blog e pelo texto, desde ja grata pela atençao.

  5. Thyeme figueiredo 05/03/2011 às 9:45 #

    Eeeei adorei o seu texto e vc Nao sabe como me esclareceu, quem me dera ter lido algo assim ano passado. Pretendo fazer a pos em milao em design de interiores mas Nao tenho a menor noção de como me inscrever etc etc, preciso de uma luz ( em PORTUGUES claro) de alguém que foi… Se puderes entra em contato comigo por email?? Obrigada !!

Deixe um comentário

