Comparando: Companhias Aéreas

14 out

Normalmente as pessoas reclamam um monte de ficar no avião, certo? Certo. Bom, eu não tenho muitos problemas com este fato. É claro que não é a coisa mais deliciosa do universo ficar 11/12h dentro de um avião na classe econômica, mas alguns aviões acabam sendo até que confortáveis e tem vários atrativos para nós mortais da classe barateza.

Inclusive eu nem acho ruim comida de avião, acho divertido e acaba fazendo passar um pouco o tempo. Mas como nem tudo são flores neste quesito, resolvemos fazer um breve relato do que achamos das companhias que viajamos, assim você pode esperar tranqüilo pela sua viagem ou não!

Olha só:

GOL – Companhia brasileira e baratinha na maioria das vezes. Os passageiros aqui devem se contentar com eventuais atrasos e com um lanchinho de bordo meio miserável. Nas viagens Curitiba – SP que duram cerca de 40 minutos, você tem que se contentar com um mini pacotinho de amendoim. Apenas. Na viagem pro RJ, que opa, já dura 1h e pouco já rola um pequeno upgrade, um pacotinho de Ruffles. Mas tudo bem, estes são trechos curtos, a gente fica bem assim, e pelo menos os comissários de bordo sempre são muito simpáticos.

TAM – As companhias Marília já são melhores, mesmo operando nos pequenos trechos como os que citei acima. Somos mais bem servidos, com sanduíches quentes bem mais gostosos e claro, maiores. Outro motivo que gosto da TAM é que os atrasos não ocorrem com tanta freqüência, inclusive nem lembro de ter tido algum atraso com ela. Mais um ponto positivo para os vôos internacionais, pois as aeronaves são bem preparadas, televisão para cada assento, ótimo comissários, kit de viagem com escova de dente, pasta, meia, fones e balm e claro, boas refeições. Cito também uma vez que perdi uma conexão por atraso de chegada do vôo da companhia e eles foram super solícitos e arranjaram lugares já no próximo vôo sem nenhum problema. Ponto positivo para a TAM, gosto muito.

Ps da fe: eu uso a TAM quase sempre e gosto bastante. Um ponto positivo, mas que não posso comparar, pois não fiz uso em nenhuma outra, é a opção de comida especial. No caso de voos mais longos você pode optar, durante a compra da passagem ou depois, pela área do tam fidelidade, por dietas especiais como vegetariana, vegana ou sem glutem (não lembro exatamente se são essas, variam de acordo com o voo). No meu caso tudo sempre correu tranquilo, é só avisar os comissários que você quem pediu. A refeição é gostosa e bem balanceada. Em contraponto, nos voos de curta duração nunca existe opção vegetariana e os lanches sempre tem algum pedaço de carne… triste.

WEBJET

A Webjet é do time das empresas com voos baratos. Você consegue trechos como Curitiba-SãoPaulo por até 50 reais. É mais barato do que ir de ônibus convencional, se você consegue uma promoção assim. O negativo, nesse trecho especifico, é que o voo sempre sai/chega de Guarulhos, que é bem longe da civilização. Se você não tiver carona e pensar em pegar um taxi, talvez pague a diferença da passagem.

A aeronave é simples, não tem televisão nem revistinha (pelo menos não tinha em nenhuma poltrona perto da minha) e é só servido bebidas durante o voo. A partir de novembro eles começarão a servir comida a bordo, mas ela é cobrada a parte. Veja os preços aqui. O despacho de bagagem, pelo menos, está incluso.

Não tem lá muitas regalias, mas é compatível ao preço.  O check-in estava com um fila gigante e meio bagunçada, quando embarquei em Guarulhos, mas esse aeroporto é sempre uma aventura, então não necessariamente é culpa da compania.

Ryanair – Bom, é… bom… como começar… Ryanair, 1 euro a passagem. Acho que já fica claro que qualidade não é beeeem a palavra aqui. Quem procura a companhia deve ter em mente que está pagando pouco. Fim. Não tem lanchinho, nem o mini amendoim da GOL, nem liberdade para levar bagagem (quer dizer, tem né, cada mala 10 euros a mais), avião super pequeno, comissários bem na deles e horários bem ruinzinhos. Sem contar que a empresa sai de aeroportos relativamente afastados, e muitas vezes temos que ir um dia antes pro aeroporto e dormir por lá. Para o comentário não ficar tão negativo assim, conto que a Ryanair é uma das empresas com menor número de aviões envolvidos em acidentes e os horários são rigorosamente cumpridos. Pelo mini preço, vale se aventurar.

EasyJet – Assim como a Ry acima, esta companhia é conhecida pelos preços baixos. O bom da Easy é que ela sai de aeroportos melhores e maiores e tem horários de gente normal. Aqui também não tem lanchinho e cada mala despachada custa 10 euros a mais na tarifa. Achei a aeronave um pouco melhor também… mais limpa, mais clara… mas pode ter sido apenas impressão!

British Airways – Qualidade inglesa aqui né gente? Peguei apenas um vôo interno, mas já deu pra perceber a diferença com as duas companhias aqui em cima. Começo a história com a perda do vôo. È, a monga foi pro aeroporto errado (não é minha culpa, Londres tem 634 aeroportos e eu me confundi). Tive que comprar novo bilhete no aeroporto que estava pois não dava tempo de tentar ir pro aeroporto certo e, para minha surpresa, o atendente foi super simpático e ajudou muito a gente. Fez de tudo para conseguir tarifas mais baixas no próximo avião e foi super calmo para resolver o nosso problema. Não teve atraso e mesmo no vôo simples as poltronas eram de couro, lindas e maravilhosas (me impressiono com pouco?). O lanche era amendoim e barra de cereal, relativamente fraco, mas todo o atendimento anulou este porem.

Alitalia – Não sei se é porque foi minha primeira grande viagem, mas eu amei a companhia italiana. Achei o avião bem bom e as comissárias foram simpáticas, mesmo todo mundo me dizendo que eram meio grossas (sempre lembrando que a maioria é italiana, releve). Aqui tem kit viagem também, um pouco mais modesto que o da TAM, mas tem. Bem como televisão individual com alguns filmes relativamente bons (os da TAM são melhores) e refeições normais. Essa foi a única companhia que pude ficar de pé na cozinha comendo uns lanchinhos no meio da viagem e tal… meio que não rolou fazer isso nos outros voos que fiz. Se é uma característica da Alitalia? Não sei. Talvez. Preciso viajar com eles de novo pra dizer. A italiana tem preços um pouco mais altos do que as outras, pelo menos na alta temporada, mas imagino que procurando bem e comprando na hora certa consiga tarifas mais “amigas”.

LAN – Me surpreendi com a chilena aqui! As tarifas são normais, nada absurdo, nada baratíssimo, mas o serviço foi muito bom. Fiz um vôo bem pequeno com eles, de apenas 3h30 e nossa, o avião era super, tipo os usados nos vôos intercontinentais e para completar tinha até televisão individual e kit viagem, bem parecido com o da TAM, diga-se de passagem (vai ver é porque são super parceiras). O almoço foi bem respeitável também e não houve atrasos. Foi uma surpresa muito boa viajar com a companhia, recomendo.

Aeromexico – Sabe médio? Médio. Esperava bem mais da grande companhia mexicana, mas achei tudo médio. Tem kit viagem também… que não poderia ser dado em material de pior qualidade. Tudo bem que pagamos pela classe econômica, mas poxa né? Não exagerem na economia, afinal os clientes vão ficar no mínimo 9h dentro do avião e é cansativo pra qualquer um. É bacana dar um “mimo” pros viajantes. Mas de qualquer forma, a companhia não atrasou nenhum vôo que peguei e os comissários eram super atenciosos, e mesmo os que falavam apenas espanhol faziam o esforço de tentar entender o que os passageiros falavam. Refeições padrões, suficientes para o tempo de vôo. Tive apenas um probleminha: quando fui atrás das minhas milhas. Na hora do check-in o sistema estava com uma parte fora do ar, e não foi possível pontuar ali na hora. Tive que apelar pelo resgate através do site. Como fiz conexões com a TAM, que não é parceira desta companhia, foi meio complexo e levei 3 meses para finalmente conseguir o que era meu por direito. Como tenho amigos mexicanos, tinha esta carta na manga e pedi para que me ajudassem a entrar em contato com o escritório da empresa. Se bobear foi só por isso que consegui pontuar, se estivesse sozinha aqui… hã… acho pouco provável. Cuidado com isso. Fique atento ou prepare-se para burocracias chatas!

Delta – Deixei a americana por último porque é a mais baixa no meu conceito. Achei extremamente fraca, apesar de ter ouvido elogios e tudo o mais. Achei o avião apertado, o atendimento no avião regular, as refeições fracas também – principalmente o café da amanhã – e kit viagem zero. Por acaso pedi um cobertor a mais e não tinha! Peguei atraso, mas foi por causa da chuva e não da companhia e por causa deste problema perdi minha conexão aqui no Brasil. Aí vem o único ponto positivo da Delta, e que nem é da companhia, e sim da atendente que me ajudou. Meu vôo interno não estava conjugado com o internacional, então a reserva caiu e nenhuma companhia era responsável. Porém a Delta acabou arcando com as despesas e foi muito atenciosa, dando não apenas as novas passagens, mas também almoço, jantar e hospedagem no hotel do aeroporto (o que veio a calhar, pois teríamos que esperar 12h pelo próximo vôo e já tínhamos feito 2 trechos, e conseqüentemente estávamos mortos e nojentos). Ponto positivo para o atendimento no Brasil e ponto negativo para o voo em si.

Dicas gerais

Vale lembrar que todos os aviões são muito frios e vide o ocorrido na Delta, nem sempre eles te dão um cobertor a mais. Portanto previna-se e leve um casaco a mais, além de desocupar a mala você não corre o risco de congelar durante mil horas de vôo e chegar doente, não podendo aproveitar a viagem.

Outra dica para tentar não cansar demais nos vôos é tomar um remedinho pra dormir. Eu tomo dramin por 2 motivos: evitar enjôos e dormir. Eu tenho dificuldade para pegar no sono, nunca dormi domiiiido em viagens, mas pelo menos ajuda a relaxar e acaba passando mais rápido.

Não são todas as companhias que tem revistinha para passar o tempo. A GOL tem uma bem boa, mas eles não controlam muito bem a limpeza do aéreo e nem sempre temos a sorte de ter este passatempo no bolsão à nossa frente. Roube a do lado!

Se puder evite as saídas de emergência. As da frente tem mais espaço, mas acho a mesinha e a tv desconfortáveis, e não dá para deixar nada no chão (eu sempre deixo a bolsa no chão comigo, é bem mais fácil para pegar as coisas, sem ter que ficar levantando e abrindo o bagageiro e blábláblá).

6 Respostas to “Comparando: Companhias Aéreas”

  1. Daniela 14/10/2010 às 9:44 #

    Ana fosse muito generosa com a ryanair! Ultima vez que viajei com eles jurei que nunca mais faria isso comigo mesma! tive que literalmente correr ate o aviao, pois como os assentos nao sao marcados sai todo mundo no desespero! cobram pra ir no banheiro e agora estao tentando aprovar alguns avioes onde as pessoas irao voar em pe!!! e o cumulo! nas opcoes baratas easyjet pra mim continua sendo a melhor opcao! beijo

  2. Anna 14/10/2010 às 9:48 #

    Tá brincando Dani?!!? Sério? Nossa, nunca tive problemas com eles, apesar dos pesares… sempre foi organizado viajar com a companhia!

    Mas achei o cúmulo viajarem de pé… meio que não dá né? Tipo lotação de bus? hahaha Teeeeenso.

    Beijos!

    • Mariana 15/10/2010 às 13:24 #

      eu gosto da ryanair.
      se vc quer pagar pouco, tem que se sujeitar a certas coisas.
      mas não tive problemas com eles. e achei super bom até. acho justo pagar as coisas separadas, tendo em vista que a passagem é praticamente de graça.
      e essa história aí de viajar em pé deve ser lenda. taí uma coisa que jamais seria aprovada.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Prêmio Viagem e Turismo « Finestrino - 23/10/2010

    […] Kurotel, Gramado, RS Melhor Parque Temático Hopi Hari, Vinhedo, SP Melhor Companhia Aérea TAM A gente também gosta da TAM. Melhor Companhia de Ônibus Viação Cometa Melhor Operadora CVC Melhor Operadora de Cursos no […]

  2. GOL + Delta « Finestrino - 09/12/2010

    […] o fato de que, na minha opinião, o voo da GOL é melhor do que o da Delta (pasme!) e que eu já comentei aqui, […]

  3. GOL + Delta | FINESTRINO - 01/06/2011

    […] o fato de que, na minha opinião, o voo da GOL é melhor do que o da Delta (pasme!) e que eu já comentei aqui, […]

Deixe um comentário

