Comparando: Ano Novo

12 out

Ano Novo é uma data crítica, pois as pessoas adquiriram a cultura de viajar e o final do ano gera um tempinho de folga bem bacana, então tudo lota. Tudo lota mesmo! É uma data que não tem essa relação família como o Natal, e por isso as pessoas se dispersam pelo mundo a fim de conhecer um lugar novo.

Eu sou uma dessas pessoas. Para mim o Ano Novo é uma data comemorativa bem boba, é apenas a passagem de um dia para o outro, e por isso me importo muito mais em aproveitar o momento de “férias” e sair por aí. Por este motivo já passei por festividades duvidosas e por festas curiosas.

Como agora é a hora de planejar seu Ano Novo (isso se já não for tarde, andei vendo por aí que os vôos estão lotadíssimos e os poucos que sobram tem tarifas meio altas) resolvi contar um pouco sobre as festas que passei.

Buenos Aires

Esse foi sofrido, pois ninguém avisou que a cidade simplesmente morre no dia 31. É sério, a partir de 19h já não tem mais táxis, os ônibus são pouquíssimos, restaurante nenhum tem vaga e os que tem custam os olhos da cara e é isso. Se você não reservar nada antes de ir, esqueça, vai ser tenso. A idéia era ir em algum restaurante normal, comer uma coisinha e ir ver os fogos em Puerto Madero, tranqüilos, de táxi e tal.

Não rolou. Sofridamente conseguimos pegar o último ônibus lá para Puerto Madero por volta das 22h. Bom, lá tem vários restaurantes… mas nenhum tinha lugar e/ou preço mais ou menos aceitável. Após uma pequena saga atrás de lugar para comer, acabamos parando no El Gatto. O restaurante não é uma Brastemp… bem longe disso, mas era o que cabia no bolso naquele momento. A comida demorou horrores, vieram alguns pratos e outros não, ficamos lá fora e estava um vento medonho (porto né). Deu 00h e estávamos começando a comer. Aí era a questão: jantar comida quente ou ver os fogos? Levantamos rapidinhos, vimos ali um pouco dos fogos e já voltamos comer. Foi fraco e decepcionante. Pra voltar pegamos um táxi, que voltou a funcionar às 2h e tinha milhões de pessoas na rua competindo pela corrida.

Dica: reserve uma festa ou restaurante aqui, antes de ir e com traslado a partir do hotel. Mesmo que seja um pouco mais caro, é melhor não ter que se preocupar se vai conseguir chegar a algum lugar.

Roma

Na Itália foi um pouco mais legal, porém muito frio. Não reservamos nada, íamos passar na Piazza Venezia pois estava tendo show de uma cantora, Giorgia (muito boa por sinal). Ok, saímos do hotel por volta das 22h30 atrás de um lugarzinho pra comer algo. Diferente de Buenos, os preços eram bons, porém estava tudo lotadíssimo, inclusive as lanchonetes de Kebabs e paninis. Fomos rumo à praça, a pé mesmo pois era meio perto e acabamos comendo numa “biboca” e já nos misturamos à multidão.

Europa, de noitão, na praça = muito frio. Nossa, estava muito frio mesmo! Mas o show estava rolando, e estávamos mais para trás, mais tranqüilos. Deu meia noite, foi aquela coisa toda… e… 10 minutos depois, acabou. Acabou. Simplesmente isso. Todo mundo foi indo embora, a pé… caminhando tranqüilamente para suas casas, alguns foram para boates e o resto, casa! Pra quem foi dormir, não ficou aquela barulhada na rua, aqueles bêbados malucos cantando… foi tranqüilo. Tirando o frio, é claro.

Só para ilustrar o show que assistimos lá com uma música da cantora em questã:

Londres

Em Londres também ousamos, não marcamos nada. Comemos uma coisinha no hotel e saímos para ver os fogos. A princípio a idéia era passar a virada lá no Big Eye, porém não foi possível. Algumas estações de metro menores nem estavam funcionando, e claro que a que era perto do hotel estava fechada. Tudo bem, caminhamos até uma ali próxima e fomos felizes e contentes pegar o trem, até ouvir a “mulherzinha do metrô” dizer que não iriam parar na estação do Big Eye e nem uma estação antes ou depois porque não tinha como descer dos trens de tão cheios que estavam estes lugares! Tenso.

Como já era meio tarde, descemos em Trafalgar Square achando que estaria meio vazia, mas que pelo menos poderíamos ver os fogos de longe. Doce ilusão. Estava cheíssima e super difícil de andar por lá. Com sorte vimos algumas partes dos fogos entre os prédios ali da região.

A função foi voltar depois, pois os metrôs voltavam 1h da manhã e claro que todo mundo queria pegar para ir pra casa e/ou outras festas, ou seja, inferninho. Perguntamos para um guarda se nosso hotel era longe dali para tentarmos ir a pé… a resposta: “Meu Deus, é muito longe! Andem um pouco e peguem um táxi… vocês vão andar até amanhã!”. Bom… depois desse super incentivo, começamos a caminhar… 15 minutos depois estávamos na porta do hotel. ¬¬

Eles não tem noção de longe. Só usam metrô e não andam nem 2 quadras!! Hahaha.

Aí você se pergunta: mas não estava mega frio? Pois é, estava frio, mas até que de noite não estava tão frio naquela praça cheia de gente. Passei muito mais frio em Roma!

Ah, outro detalhe é que nunca vi tanto guarda junto e tanta organização. Era tudo muito bem arrumadinho e eles controlavam toda a população para não ter muita zona e vandalismos. Igual aqui no Brasil, que segurança é sempre prioridade. Há.

Santiago

Quando compramos o pacote para o Ano Novo, estava inclusa a ceia em um restaurante de comida típica chilena, o Bali Hai, e como lá em Santiago é proibido fogos de artifício na cidade, a festa da virada acontece principalmente em Viña del Mar e Valparaíso – que fica tão cheio, que o trajeto de 1h30 partindo da capital, chega a durar 6h!!! O restaurante não é muito grande, mas tem muitas mesas e fica tudo meio apertadinho, é tudo muito decorado e fica um clima bem bacana pra festa.

Sentamos em uma mesa cheia de chilenos (sim, eles vão pondo pessoas em mesas com outras pessoas… e não por família ou reserva). Por sorte, era uma família muito simpática, e conseguimos conversar com eles durante o jantar e nos divertimos juntos na festa. O jantar é à la carte. No cardápio tem umas 5 opções de entrada, umas 3 de primeiro prato, mais 3 ou 4 de segundo prato e 3 opções de sobremesa. Você pede tudo de uma vez e depois eles vão trazendo, e mesmo com toda a confusão e com milhares de pessoas, eles não erram o pedido, e trazem tudo meio junto nas mesas.

Como sou meio chata pra comer, não me dei muito bem, pois os pratos eram meio elaborados com ingredientes que pra mim são meio exóticos e não ornam uns com os outros… tipo pato com figos e abacaxi na manteiga, whatever. Mas ok, jantei bacana e tal.

Um pouco antes do jantar começa um show de danças típicas chilenas. São várias danças, desde antigas até as danças da Ilha de Páscoa. É um show bem interessante e dura aproximadamente 1h.

Na hora da virada todos vão para a pista com suas respectivas taças de champagne e depois é só festa. Uma banda toca todos os tipos de música, inclusive axé, porque tem muitos brasileiros lá… na verdade a maioria dos clientes, é daqui.

A festa foi bem legal e nos divertimos bastante. O único inconveniente foi que depois da virada, os garçons ficavam pedindo “propina”. Já tínhamos pagado os 10% na conta, mas eles vieram umas 3x pedir mais gorjeta porque era Ano Novo.

Maceió

Em Maceió o Ano Novo foi fraco. Pra começar nem lembro onde jantamos, mas resolvemos passar a virada na orla. Andamos por tudo ali até chegar perto de um grupo de pessoas. Vimos os fogos na praia mas a coisa era bem simplinha. Durante o trajeto vi que tinham vários restaurantes preparados para as ceias e barracas de praia montadas pra galera grã fina.

Não foi nada de mais e ventava horrores. Nem tenho fotos do momento inclusive!!

Gramado

A cidade é lindinha, mas as comemorações meio fracas também. Fizemos a ceia no hotel mesmo, que estava bem boa por sinal e depois acabamos comprando a festa que eles ofereciam. Foi divertidinho, mas nenhuma mega maravilha… mesmo nas ruas o movimento era pouco e os fogos foram bem bobinhos.

Acredito que quem for passar o Ano Novo lá com a família ou com vários amigos até seja legal, fazer uma festa mais caseira, algo mais tranquilo e tal…

Bom, estas foram as minhas experiências Ano Novísticas e como não é uma data super prioritária pra mim, não me importo muito se a festa não for a melhor do universo, mas acho interessante ver como as culturas são diferentes e como alguns lugares são tão procurados e outros que são tão bonitos quanto não muito.

5 Respostas to “Comparando: Ano Novo”

1. Thiago 14/10/2010 às 14:16 #

Faltou Paris.
    Este não é um dos lugares mais badalados pra Ano Novo?
    =P

• Anna 14/10/2010 às 19:34 #

Pois é Thi, mas não passei a virada lá…. Não posso tecer comentários né?? Depois você me conta tudooooo!
      Beijoooos

Trackbacks/Pingbacks

1. Mais Reveillon por aqui « Finestrino - 24/10/2010

[…] E ó, a gente postou aqui sobre a Disney, postamos também sobre Santiago, Montevideo, algumas coisas de Paris, Ny tem bastante coisa também e ainda comparamos algumas festas de ano novo. […]

2. Todos os lugares no Mp3 « Finestrino - 30/10/2010

[…] italiana que me lembra muito de lá, e a Giorgia. Comentei aqui que vi um show dela no Ano novo em […]