Turismo virtual nerd

4 out

Então. Confesso. Sou nerd. Bem nerd, geek, essa coisa toda. E adoro o Google. Então esse post tem essa vibe nerdinha, mas calma, não é nada de outro muito. É que como o bafafá do momento internético era a chegada do Google Street View ao Brasil, fui ver esse fim de semana como funciona.

Voltando a fita um pouquinho… O Street View é uma ferramenta do Google Maps e Google Earth que disponibiliza imagens ao nível do chão em algumas partes do mundo. São 360° na horizontal e 290° na vertical. As imagens são capturadas por carros equipados de câmeras e que fazem os percursos pela cidade. Onde o carro não chega, vão as bikes.

O recurso ficou disponível para cidades brasileiras (são paulo, rio, belo horizonte e campinas) agora dia 30 de setembro. O rumor é que as cidades-sede da copa sejam as próximas a entrar na lista.

Apesar de só agora no Brasil, o Street View já rola faz um tempo em outras grandes cidades do mundo. Tá, mas o assunto aqui é viagem, pra que me serve isso?

A coisa é que, pelo menos eu achei, esse tipo de visualização facilita muito planejar uma viagem, visualizar coisas que você antes só tinha como referência mapas simplificados. Pra quem não tem muito senso de direção com mapa, é fantástico…

Você digita o nome da cidade que quer ver. Ser ela tiver o StreetView, vai aparecer aquele bonequinho laranja (que parece um pininho do Jogo da Vida) ali do lado, na barra de zoom.

Ai você arrasta ele para o mapa e as ruas que você pode acessar ficam destacadas em azul.

Aí é só largá-lo no ponto que quiser e a tela vai mudar para a visão de rua. O mapinha ficou reduzido ali do lado, ó.

Se quiser, dá pra expandir o mapa novamente, pra facilitar a visualização

Mas vamos a exemplos de funcionalidade para viajante. Digamos que você vai fazer uma reserva no St Christopher Inn, na Borough High, em Londres, mas está em dúvida… você pode jogar o endereço no Google Street View e checar os arredores

Rua simpática, entrada bonitinha… ali do lado um rent-a-car. Escondido atrás do ônibus, olhando do outro lado da rua, um supermercado SaintBurry. No fim da rua, a Igreja de St George. Você já sabe onde vai ficar, qual a cara do hotel… mega tranquilidade!

Essa é só uma das praticidades… Ainda são poucas cidades, mas o plano da Google é ir expandindo o sistema aos poucos. Mas nas cidades mais famosas, já dá pra prever seu trajeto dentro da cidade, ver os pontos turisticos ou brincar de fazer turismo virtual pelas ruas de Paris, Roma… só pra deixar com maaais vontade de fazer as malas e partir!

Anúncios

Uma resposta to “Turismo virtual nerd”

  1. Elvira 07/10/2010 às 11:52 #

    Eu gostei.

    Bjs.
    Elvira

    http://evipensieri.wordpress.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s