Boston

14 set

Pra quebrar um pouco os posts sobre NY, meu amigo Marcel conta pra gente várias coisas bacanas sobre Boston. Ele é o turista do dia aqui no mês USA!

“A pedido da Anna, vou tentar resumir um pouco de Boston e dar algumas dicas. Embora Boston não faça parte dos principais destinos dos brasileiros nos USA (Miami, Orlando, NYC e LAX) é uma cidade maravilhosa, rica em turismo e cultura, e uma das cidades mais bonitas que já conheci. E se você gosta de história, tem que ir lá. Boston é uma das primeiras cidades americanas e basicamente tudo aconteceu primeiro por lá. O primeiro telefone, a primeira escola pública, a primeira linha de metro, o primeiro parque público etc..

A arquitetura da cidade é quase toda colonial, tudo é muito limpo e bem conservado. Tem um sistema de transporte excelente, com 4 linhas de metro, ou “T” como é chamado, e uma ampla rede de ônibus e taxis. Na verdade é mais um trem do que propriamente um metro, já que quase toda a malha é por cima da terra.

A cidade pode ser dividida em quatro áreas: North End, SouthEnd, Downtown e Common.

Em Common ficam os dois principais parques da cidade, o Boston Common e o Public Garden, um ao lado do outro. Ambos valem a visita, mas o Public Garden é infinitamente mais bonito.

Em North End e Downtown estão os principais pontos históricos, apesar de ser um bairro quase todo italiano. Em North End, ou Little Italy como alguns chamam, você acha restaurantes muito bons e baratos, principalmente no Quincy Market, um complexo de 3 prédios muito antigo que servia como mercado popular de carnes. Hoje ainda tem um aspecto de “mercadão”, mas o prédio central virou uma espécie de shopping de luxo, com varias lojas famosas e restaurantes muito bons. Muito próximo ao Quincy ficam outros dois pontos interessantes, o Faneuil Hall, um prédio histórico com um tour sobre a história da independência americana e o porto. Vale muito a pena visitar o porto de Boston, onde John Hancock atirou as caixas de chá no mar e fez a famosa “Boston Tea Party”, que deu início ao processo de independência americana.

Uma dica legal de Boston é fazer o Freedom Trail, que é um caminho de aproximadamente 4 ou 5 km, com uma linha vermelha pintada no chão. Essa trilha passa por 16 lugares de importância histórica, como a Old South Meeting, Old State House (onde foi lida a declaração de independência dos USA), Globe Corner Bookstore, Granary Burial Ground (um cemitério onde estão os túmulos de Paul Revere e Sam Adams), New State House, Paul Revere’s House (casa mais antiga de Boston, vide foto abaixo). O passeio começa perto da MBTA (companhia Docas de lá), que fica na Park Street Station.

South End é a área nobre de Boston com casas colônias e arquitetura de época por todos os lados. Ao lado de South End fica o Back Bay, bairro mais nobre de Boston e com várias lojas e prédios lindos. Lá fica a Newbury Street, a “Champs-Élysées” de Boston. Na rua paralela a Newbury fica a Boyston Street, onde tem a Berklee College of Music, a principal escola de música do mundo e, colado em Back Bay, fica a Beacon Hill, ou a velha Boston. Ruas estreitas, com paralelepípedos, posto de luz a gás ainda, casas de 1700. Uma verdadeira viagem no tempo. Imperdível.

Do outro lado do Rio Charles, (Boston fica na confluência de dois rios, o Charles e o Mystic) você encontra a região de Cambridge, onde estão as duas principais instituições de ensino de Boston, Harvard e MIT (Massachusetts Institute of Technology). Na verdade Cambridge já é outra cidade, mas é tudo Boston, hehe. No MIT não tem muita coisa para ver não, mas Harvard é bem legal. Na entrada de Harvard tem um portão escrito “Enter to grow in wisdom”. O campus todo é como uma pequena cidade. Em Harvard Square, bem no meio do campus há vários barzinhos e restaurantes e os jardins são bem bonitos.

Falando em Rio Charles, dois passeios muito legais que devem ser feitos são o Duck Tours e Prudential. Duck Tours são carros anfíbios, que percorrem a cidade passando pelos pontos turísticos da cidade. Acho que passa por todos os lugares que já escrevi até agora e mais alguns como Fenway Park e o TD Banknorth Garden, estádios dos times de baseball e basquete, respectivamente. Quando o Duck Tours chega na beira do rio, como o carro é anfíbio, ele entra na água e você passa a navegar pelo rio e ver o skyline da cidade. É muito divertido e relativamente barato, US$ 30, num passeio com um guia explicando tudo e que dura aproximadamente duas horas. Nas margens do rio fica o Prudential, um dos prédios mais altos da cidade, com um bar na cobertura, o Top Of The Hub. O bar é todo de vidro e a vista é magnífica. Não é barato, mas vale cada centavo. Outro lugar que tem um observatório muito bom é a Hancock Tower, esse sim é o prédio mais alto de Boston!

Uma característica marcante dos cidadãos de Boston é a paixão pelos times da cidade, em especial o Boston Red Sox, time de baseball, o Boston Celtics, time de basquete e o New England Patriots, time de futebol americano. Tem também o Boston Bruins no Hockey, mas para ele ninguém liga. O Fenway Park, estádio do Red Sox é um templo do baseball, e assistir um jogo lá é uma experiência única. A cidade inteira se mobiliza para os jogos dos Sox. Se for contra o New York Yankees então nem se fala (NY e Boston estão há uma hora de distância de avião, e todos odeiam os Yankees com todas as forças). O mesmo vale para os jogos dos Celtics no TD Banknorth Garden (mas aqui a rivalidade maior é com o Los Angeles Lakers) e os jogos dos Patriots no Gillette Stadium (novamante a rivalidade maior é com NY e esse estádio fica um pouco afastado do centro da cidade).

Acho que é isso, ou melhor, Boston é bem mais que isso. Se você vai a NY, separe alguns dias a mais e vá a Boston, garanto que não se arrependerá.”

E aí, o que acharam? Eu nunca tinha pensado em ir visitar Boston, mas depois de ler todas as coisas que o Marcel escreveu, bateu uma vontade! Pena que não tinha mais tempo de ficar viajando nos EUA e nem me programei para conhecer outras cidades como essa…. fazer o quê? Vou ter que voltar pra lá!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s