Gent

26 ago

Faz tempo que me pediram para escrever sobre a Bélgica e em específico sobre Gent. Fui deixando, fui deixando, e hoje resolvi não deixar mais, e sabe o que? Tcharaaaammmm, post de hoje: Gent!

A cidade fica pertinho de Bruxelas, mais ou menos 1h30 de viagem de trem. Dá pra ir na estação central de Bruxelas e comprar um passe com 10 viagens. Como estávamos em 3 pessoas e íamos visitar Gent e Brugge, esse ticket era o melhor. Dividimos tudo e no final sobrou um trecho ainda. Saiu BEM mais barato do que comprar os trechos separados. Na época esse bilhete custava 64 euros, divido em 3 = 21,30 euros para fazer Bruxelas – Brugge – Gent – Bruxelas, sendo que fizemos Brugge e Gent no mesmo dia. Valeu muito a pena, recomendo. Não recomendo o nome do bilhete, porque a língua lá é algo que eu não consigo assimilar, mas nada que um inglês não resolva na hora da compra (diferente dos “queridos” franceses, lá eles falam inglês e fazem força pra entender e te ajudar, não precisa entrar em pânico).

Só mais um adendo sobre o bilhete: é bom comprar e ter em mãos sim, já que o fiscal passa nos vagões para validar o ticket!

Mas agora voltando a Gent… achei simplesmente lindíssima! Assim que você sai da estação já se depara com as casas de construção antiga com umas árvores diferentosas na frente. Super bonito – eu achei pelo menos:

A cidade é mais universitária hoje em dia, apesar que prosperou por causa do comércio têxtil. Sendo universitária, tem muito o que?? Jovens estudantes. Jovens estudantes bonitos, vale dizer. Fiquei impressionada com isso. E também senti diferença na língua! É um pouco diferente da capital.

Gent tem vários museus, castelos (que dá pra entrar e conhecer todo o interior – estudante paga meia entrada), prédios antigos e históricos que só a vista exterior já vale e claro, igrejas, igrejas e igrejas. Olha que lindo todo o centro:

O Castelo é meio pequeno até, mas é legal mesmo assim. Lá dentro tem exposição de armaduras e tal:

Achei bem bacana esse teatro:

Este prédio achei sem querer por lá. Estávamos caminhando em direção ao centro e quando olhei numa rua do lado, essa vista no fim do caminho. Tive que desviar para dar uma olhada.

Como é cidade universitária, tem que tem uma biblioteca grande. Olha que moderna a de lá (pra contrastar com todos os prédios antigos):

Lá em Gent, você pode visitar ainda a prefeitura da cidade, a imensa torre Belfort e os museus locais.

Como falei anteriormente, fizemos duas cidades em um dia (esse é o problema de mochilar com pouco tempo por aí né), e  acabamos ficando mais tempo em Brugge… Mas o pouco que conheci da cidade, recomendo. Sabe quando você sente que a cidade te recebe bem? Senti isso, apesar de um pombo ter cagado no meu casaco. Hahahaha.

As pessoas são educadas e gentis (os pombos não), te tratam bem, te ajudam e ficam felizes com turistas. Isso pra mim é bem fundamental, vide meu ódio com Paris.

Gent é linda, como todas as cidades belgas. Vale a pena uma passada mesmo que rapidinha!!

4 Respostas to “Gent”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Resultado da promo!! « Finestrino - 23/12/2010

    […] Gent, […]

  2. Como se divertir (com pouco) nas viagens « Finestrino - 28/02/2011

    […] aqui com meus botões sobre o que escrever hoje, aí lembrei que quando fui fazer o post de Gent na quarta feira vi uma foto que é clássica das minhas viagens: imitando estátuas e/ou posando […]

  3. Como se divertir (com pouco) nas viagens | FINESTRINO - 05/06/2011

    […] aqui com meus botões sobre o que escrever hoje, aí lembrei que quando fui fazer o post de Gent na quarta feira vi uma foto que é clássica das minhas viagens: imitando estátuas e/ou posando […]

  4. Como se divertir (com pouco) nas viagens - FINESTRINO - 29/09/2015

    […] aqui com meus botões sobre o que escrever hoje, aí lembrei que quando fui fazer o post de Gent na quarta feira vi uma foto que é clássica das minhas viagens: imitando estátuas e/ou posando […]

Deixe um comentário

