Vistos: renovação de visto italiano

3 ago

Como já postei uma vez, para fazer turismo na Itália ou em qualquer país da Europa, não são necessários vistos, mas como fui estudar durante um ano, precisei.

Quando retirei meu visto, minha permanência seria até então de 6 meses, mas quando cheguei lá, a faculdade me liberou a estadia de 1 ano (na verdade foi uma coisa mais complexa do que isso, foi um erro da faculdade daqui e uma história bem longa e chata…), e obviamente, teria que renovar o visto para os próximos 6 meses. O que fazer? Voltar para o Brasil estava fora de cogitação, o negócio era tentar legalizar com a polícia imigratória de lá mesmo! Pra começar fui no escritório da companhia aérea, no caso a Alitalia, que fica em cima da estação de metrô Cadorna, em Milão, e mudei a data da passagem. Tive que pagar 80 euros, mas tudo bem.

Próximo passo: ir até a polícia. Que diversão, não é mesmo? Lá fui eu, com vários documentos da faculdade, passagens, passaporte e tudo o mais em um endereço que não lembro muito bem, sei que era meio longe, perto do Parco di Trenno e pra falar a verdade o nome da rua era Novara.

Chegando lá, foi aquela coisa né? Tive que marcar horário, esperar um tempão, esperar mais um tempão e mais um pouco ainda, subir para falar com os responsáveis, e então esperar a documentação ficar pronta.

Ok, eu não estava ilegal na Itália, eles me deram um documento válido para todo o território italiano, além do Codice Fiscale, que todos que vão morar lá tem de fazer quando chegam, e claro, pagar uma fortuninha né?? O problema é que, só podia sair do país para voltar pro Brasil!! Nada de fazer viagenzinha pela Europa mais! Oi, desespero? Pois é. Mas foi assim que foi. Eles ficaram enrolando, enrolando e enrolando a retirada do documento oficial, me fizeram voltar 3x lá para não estar pronto ainda, e até que chegou o dia de voltar pro Brasil e acabei tendo que ficar os outros 6 meses só dentro da Itália.

Resumindo a estória: dá pra prolongar a estadia no país se você tiver comprovações de que está estudando mesmo ou trabalhando, mas um documento de livre estadia na Europa… talvez seja só um sonho…

* não sei se devia falar isso aqui, mas muita gente faz uma coisinha pra readquirir o direito de ficar 3 meses na Europa… eles saem de lá, vão para um país perto, como Croácia por exemplo, e voltam. Ou seja, entram de novo, e a permanência de 90 dias volta a valer. É uma opção pra quem quiser arriscar né? Eu acabei não tendo tempo de ir pra fora e voltar… mas tudo bem, não morri por isso, aproveitei pra conhecer o resto da Itália e ta valendo mesmo assim!!

Uma resposta to “Vistos: renovação de visto italiano”

  1. --- 01/09/2010 às 14:45 #

    “né???”

Deixe um comentário

