Guadalajara – post 1º

18 jul

Já devia ter falado de Guadalajara aqui faz tempo, visto que foi minha primeira parada lá no México, mas é que tem bastante coisa pra falar e eu fui deixando para escrever num dia que tivesse um pouco mais de tempo. Hehe.

(Assim como Cidade do México, vou dividir em 2 partes. Só pra constar.)

A cidade é bem grande, não tanto quanto o DF, mas sim, é bem grande e com muuuito trânsito. Trânsito meio confuso também, diga-se de passagem. Ela tem várias construções antigas super bonitas de se ver. O centro histórico tem várias “atrações” e é bacana passar um dia por ali.

Nessa parte tem a Catedral, ponto turístico básico de qualquer centro histórico, com uma arquitetura meio gótica + neoclássico + barroco; o Teatro Degolado que é enorme e super bonito; o Museu Hospicios Cabañas (adoro esse nome); toda uma rua de pedestres básica de centro histórico também.

A parte destes edifícios conta com quatro praças que formam uma cruz, denominada a “cruz de praças”, obra do Arquitecto tapatío Ignacio Díaz Morais, tomando como ponto central a catedral, essas quatro praças são Praça Guadalajara, Praça Libertação, a Rotonda dos Homens Ilustres e Praça de Armas.

Aqui embaixo, a Catedral:

O Hospicio Cabañas é um museu super legal que fica em um prédio todo antigo e bonito. Nele tem várias obras de José Clemente Orozco, um super artista mexicano, incluindo várias pinturas dentro do próprio prédio. São enoooormes, foi difícil fotografar tudo perfeitamente.

A entrada do museu foi cerca de $35 (R$ 7), mas isso porque minha amiga conseguiu dar um migué na bilheteria dizendo que eu era estudante de fora e tal… senão a entrada custa $70.

Boatos que o prédio era um antigo orfanato, e daí resolveram usar para algo “mais útil” e fizeram um museu. Achei tenso, porque nossa, é super legal lá para as crianças… mas né, coisas de Governo que a gente sabe como é…

Outro lugar bem legal de ir é o Mercado San Juan de Dios. Fica ali pertinho, dá pra ir a pé. É enoooorme e tem de tudo, de comida à artesanato. É lá que você encontra os famosos sombreros (eles são de Guadalajara) com preços bem viáveis e várias opções. Vale barganhar e os preços ficam ainda mais interessantes! Lá também tem muitas das famosas máscaras de “lucha libre”, famosíssimas no país! Li num site, que lá nesse Mercado, tem 2980 barraquinhas!! É, grande mexxxxmo!

Ah! Bom falar que lá tem esses ônibus de turismo, que levam a todos os principais pontos da cidade. Vi que eles tem um ponto bem ali no centro histórico e tem vários roteiros: Guadalajara, Tlaquepaque e Zapopan, uma região de Guada… Nós fomos de carro até Tlaquepaque, mas quem não tiver esta opção, esse ônibus é bem negócio de fazer. Custa $120, ou seja, baratinho para o dia todo.

Olha a foto pra ficar mais fácil de identificar:

Outra lugar legal de ir é El Expiatório!! Ahhh! É uma igreja super gótica, linda… até mais que a Catedral, e fica mais ou menos perto do centro histórico.

Vale falar que Guada é dividida em várias partes, e uma delas é Zapopan (um dos roteiros do ônibus de turismo, hein). Lá tem todo um centrinho, com rua calçada e museus, igrejas e feirinhas. Olha os Arcos de Zapopan e a Basílica dessa região:

Por enquanto é isso. Vou fazer um segundo post com restaurantes e lugares para comer… e também alguma coisa caso tenha esquecido!!

 

Anúncios

6 Respostas to “Guadalajara – post 1º”

  1. caju 18/07/2010 às 12:52 #

    que bacana!

  2. Cecilia 18/07/2010 às 13:52 #

    Eah!! Guadalajara……. aceptemos que tiene su encanto!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Mercado Municipal « Finestrino - 28/11/2010

    […] de Guadalajara é absurdo. É o maior da América Latina, tá bom pra você? Ele é grande mesmo e tem de tudo, […]

  2. Cit ID « Finestrino - 11/12/2010

    […] Guadalajara […]

  3. Guadalajara II « Finestrino - 25/02/2011

    […] postei aqui o Guadalajara I disse que ia fazer a parte II da cidade com os restaurantes, mas foi passando, passando, a gente foi […]

  4. Mercado Municipal | FINESTRINO - 01/06/2011

    […] de Guadalajara é absurdo. É o maior da América Latina, tá bom pra você? Ele é grande mesmo e tem de tudo, […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s