Passaporte

13 maio

Várias pessoas já vieram me perguntar se é fácil tirar o passaporte, se é rápido pra fazer, se demora pra chegar… Por isso resolvi fazer este post e tentar esclarecer algumas questões.

Em viagens ao exterior, o passaporte é o seu documento oficial de identificação. Para fazer, é preciso imprimir o formulário ou preenchê-lo on-line no site da Polícia Federal. O requerimento também pode ser encontrado nas papelarias.

Os documentos necessários são:

1. Original da Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento;

2. Original do Título de Eleitor (maiores de 18 anos) e comprovantes que votou nas 2 últimas eleições (ou declaração da Justiça Eleitoral que está quite com as obrigações eleitorais);

3. Certificado de Reservista (para homens de 18 a 45 anos);

4. Para fins de identificação biométrica, o servidor da Polícia Federal procederá à coleta de impressões digitais roladas dos dez dedos do requerente de passaporte, de sua fotografia facial e assinatura, por meio de equipamentos eletrônicos próprios;

5. Comprovante de pagamento da taxa em Reais, conforme tabela das receitas existente na própria guia GRU (Guia de Recolhimento da União);

6. Apresentar o Passaporte anterior, quando houver (válido ou não);

UPDATE

7. Carteira nacional de habilitação expedida pelo DETRAN (modelo atual).

No caso de menor de 18 anos, é preciso uma autorização por escrito dos responsáveis, disponível no site da Polícia Federal. A presença de um deles e do menor é indispensável.

Só é necessário levar 1 cópia de cada documento.

É bom providenciar o passaporte com a máxima antecedência possível para que a burocracia não atrapalhe sua viagem. O documento demora em média 8 dias para ficar pronto, e para retirar é necessário ir até a Polícia Federal para conferir tudo, assinar, tirar digitais e tudo o mais.

Se você já tem o seu, verifique o prazo de validade, pois ele pode expirar durante a viagem. A maioria dos consulados exige, para emissão do visto, passaporte com validade mínima de 6 meses após a viagem. Caso o passaporte esteja vencido, você vai ter que fazer outro, levando todos os documentos novamente e apresentando o passaporte anterior para que este seja cancelado.

Em caso de perda ou roubo, você precisará levar um boletim de ocorrência.

Para maiores informações, acesse este site, tenha paciência para enfrentar a fila e a espera médio-longa, e boa viagem!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s